DSpace
 

DSpace da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul >
Teses e dissertações defendidas na UFMS >
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.cbc.ufms.br:8080/jspui/handle/123456789/2442

Título: O uso de jogos lúdicos como recurso facilitador da aprendizagem matemática
Autores: Silva, Rodolfo Santos
Orientadores: Carvalho, Lilian Milena Ramos
Chaves: Jogos no Ensino de Matemática
Games in Mathematics Education
Matemática - estudo e ensino
Mathematics - study and teaching
Matemática (Ensino fundamental)
Data de Emissão: 2015
Resumo: Nesta dissertação temos como objetivo o de incentivar educadores matemáticos a incluírem jogos lúdicos em suas praticas pedagógicas como importante instrumento facilitador ao ensino e uma aprendizagem significativa. Assim tratamos das contribuições do lúdico no ensino da matemática, além de apresentar o jogo como fundamental instrumento nesse processo, estimulando, sociabilizando e desenvolvendo o raciocínio lógico de cada jogador envolvido. Também trouxermos sugestões de alguns jogos, de criação do próprio autor desta monografia e de fácil construção e aplicação. Desta maneira mostramos seus importantes resultados através de avaliações por observações durante a realização destes jogos e até mesmos por meio de provas na modalidade dissertativa aplicadas após a finalização de cada partida.
ABSTRACT - Our objective in this dissertation is to encourage mathematics educators to include ludic (playful) games in their teaching practices as an important instrument to facilitate both teaching and meaningful learning. Thus, we treat the contributions of ludic (playful) games in mathematics teaching, presenting those games as a key tool in this process, encouraging, socializing and developing the logical thinking of each player involved. Also we present suggestions of some games of ease construction and application, created by the author of this monograph. In this way we show its important results through assessments by observation during the course of these games and even through dissertative tests applied after the completion of each match.
Aparece nas Coleções: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Campus de Campo Grande)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
RODOLFO SANTOS SILVA.pdf1.71 MBAdobe PDFVer/abrir
Visualizar estatísticas

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Copyright � 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.