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Programa de Pós-graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade >

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Título: Avaliação fisico-mecânica do solo-cimento autoadensável para fabricação de paredes monolíticas
Autores: Barboza, Christian Souza
Orientadores: Milani, Ana Paula da Silva
Chaves: Solo-cimento
Soil Cement
Solo - uso
Land Use
Construção Civil
Construction
Data de Emissão: 2014
Resumo: A crescente necessidade de moradia, decorrente de um crescimento demográfico positivo observado nas ultimas décadas, faz com que a engenharia civil se empenhe em buscar soluções tecnológicas que aliem menores custos de produção com impactos ambientais reduzidos. Em Mato Grosso do Sul, verifica-se que grande parcela da população vive em edificações precárias, sendo esta situação considerada mais critica nas zonas não metropolitanas. Esta pesquisa busca apresentar o solo-cimento como alternativa aos insumos tradicionalmente utilizados na construção civil. Com o objetivo de conhecer o comportamento das misturas de solo-cimento autoadensaveis, foi feito um estudo de traços a partir das dosagens 1:8 e 1:12 (cimento:solo, em massa), empregando-se percentuais de dois tipos de aditivos quimicos a base de policarboxilatos nas quantidades de 0,40% a 1,60% a partir da massa do ligante. Com base neste estudo preliminar, foram selecionados dois tracos contendo 1:8 e 1:12, com a adição de 0,80% e 1,20% de aditivo superplastificante, respectivamente. Para a caracterização do material, foram realizados ensaios de resistência mecânica e índices físicos avaliando-se o seu desempenho no estado fresco e endurecido, bem como o seu comportamento quanto as retrações e suscetibilidades ao aparecimento de fissuras. Os resultados indicaram que o percentual de cimento e de aditivo nas dosagens teve grande influencia no alcance das características finais do material, possibilitando que ambos os traços selecionados possuíssem características favoráveis a sua aplicação em estruturas de vedação, como paredes monoliticas nao-portantes.
ABSTRACT - The growing need for housing, resulting in a positive population growth observed in recent decades, makes the civil engineering endeavors to seek technological solutions that combine lower production costs with reduced environmental impacts. In Mato Grosso do Sul, it appears that much of the population lives in substandard buildings, this situation being considered more critical in non-metropolitan areas. This research aims to present the soilcement as an alternative to traditional inputs used in construction. With the objective of understanding the behavior of soil-cement mixtures autoadensaveis, a study of traits was made from the dosages 1: 8 and 1:12 (cement: soil mass), using percentage of two types of additives chemical-based polycarboxylate in quantities of 0.40% to 1.60% from the weight of the binder. Based on this preliminary study, we selected two lines containing 1: 8 and 1:12, with the addition of 0.80% and 1.20% of superplasticizer, respectively. For material characterization, testing the mechanical resistance and physical indices were performed by evaluating its performance in the fresh and hardened, and their behavior regarding retractions and susceptibility to cracking. The results indicated that the percentage of cement and additive dosages had major influences in the achievement of the final characteristics of the material, allowing both selected traits possessed favorable to its application in sealing structures, as non-supporting walls monolithic characteristics.
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