DSpace
 

DSpace da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul >
Teses e dissertações defendidas na UFMS >
Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufms.br:8080/jspui/handle/123456789/722

Título: Salto para o futuro: um olhar para a Educação a distância, aprendizagem e interatividade
Autores: Perosa, Gilse Terezinha Lazzari
Orientadores: Pais, Luiz Carlos
Chaves: Televisão Educativa
Educação a Distância
Formação Continuada do Professor
Data de Emissão: 2003
Resumo: Este estudo tem como objetivo explicitar o entendimento dos sujeitos pesquisados em relação a Educação a Distância, Aprendizagem e Interatividade evidenciado na série TV na Escola e os Desafios de Hoje – Política de Desenvolvimento e Organização da Educação a Distância, veiculado pelo Salto para o Futuro/TV Escola/MEC, um programa exclusivo para capacitar professores na modalidade a distância. Objetiva, também, observar como acontece a Interatividade, entre pessoas, no referido programa. Tem como pano de fundo a Fenomenologia e as idéias de Husserl, Merleau-Ponty, Pierre Lévy, Maturana e Varela, Freinet, Moran, entre outros. Da análise dos dados da pesquisa, efetuada de acordo com metodologia que trabalha na abordagem fenomenológica do fenômeno situado, através da redução de idéias e dos invariantes, chegou-se a três Categorias Abertas, oriundas de dez Confluências Temáticas, obtidas através de cento e noventa e três Unidades de Significado, elencadas do discurso de dezoito sujeitos. A primeira Categoria Aberta, denominada Consciência Didático-Pedagógica e Tecnologia na Educação, evidencia que os sujeitos entendem que as tecnologias possibilitam uma consciência pedagógica quando utilizadas em favor de um trabalho pedagógico aberto, flexível e dinâmico. A segunda, denominada Aprendizagem Cooperativa e Interatividade, vem mostrar que a troca, o diálogo são fatores essenciais para que haja um crescimento coletivo. A terceira Categoria, nomeada Desafios Pedagógicos, afirma que ainda existem inúmeros desafios a serem extrapolados para que a aprendizagem seja entendida, apreendida e exercitada nas escolas. Dentre os aspectos relevante evidenciou-se que a Interatividade, entendida como abertura para mais comunicação, mais troca, mais participação, é fator determinante para que aconteça aprendizagem num programa veiculado pela TV, para formação de professores na modalidade a distância. Nesse aspecto, a pesquisa tem como pretensão não só a reflexão, como também extrair dela uma praxis.
The objective of this study is to explicit the understanding of the persons investigated in relation to Education at Distance, Apprenticeship and Interactivity evinced at the series TV na Escola (TV at school) and the Desafios de Hoje (Nowadays Challenges), broadcasted by Salto para o Futuro/TV Escola/MEC, an exclusive program to capacitate teachers in the Distance mode. Other objective is to observe how the Interactivity occurs between people in the mentioned program. It has as background the phenomenology and the ideas of Husserl, Merleau-Ponty, Pierre Lévy, Maturana and Varela, Freinet, Moran, and others. From the analysis of the research subject, based in the methodology that works in the approaching logical phenomenological of the situated phenomenon, through the reduction of ideas and the constants, we got to three open categories deriving form ten confluences themes, acquired through the one hundred, ninety-three Meaning Units, listed from the speech of eighteen persons. The first Open Category, named Didactic-Pedagogic Conscious and Technology in Education, evinces that the subject understand that technology make possible a pedagogic conscious when used in favor of an openned, flexible and dynamic pedagogical work. The second, named Cooperative Apprenticeship and Interactivity comes to show that the exchange, the dialogue are essential factors in other to have a collective knowledge. The third Category, named Pedagogic Challenges, affirms that there are innumerable challenges to be surpassed in other to the apprenticeship be understood, seized and practiced in schools. Among the relevant aspects, it was evinced that the Interactivity, understood as openness for more communication, more exchange, and more participation, is determinant factor to happen apprenticeship in a program broadcasted by TV, to the formation of teachers in the mode of distance. In this aspect, the research has as pretension not just the reflection, but also to extract from it one praxis.
Aparece nas Coleções: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
Gilse Terezinha Lazzari Perosa.pdf943.46 kBAdobe PDFVer/abrir
Visualizar estatísticas

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.

 

Copyright � 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.